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quarta-feira, janeiro 20, 2010

Gestão de compras - Simplificado

Para vender bem, todo mundo sabe que precisamos comprar bem. E leigo é quem pensa que comprar é apenas ir ao mercado mais barato e fazer a compra do mês.
Vide a famosa frase entre os profissionais dessa área: “ O problema das pessoas é pensarem que sabem fazer compras”. Sabia citação, afinal, essa arte de suprir a necessidade do cliente mais rápido possível, com maior margem de lucratividade para empresa e menor preço para o consumidor, ou seja, é uma cadeia de organização, planejamento e estratégia.
Organize seu estoque. É dele onde são feitos os pedidos para setor de compras. O departamento de suprimentos é o mais rico de toda a empresa, é nele que se concentra 80% do dinheiro da empresa. Dele também, a maior parte das falências dos negócios. Dentro do almoxarifado deve-se colocar mão de obra capacitada para solicitar pedidos na medida certa para que, não falte, nem sobre. Não é apenas pedir quando acabar, é organizar-se para que, o departamento de compras possa ter tempo hábil para negociar, comprar e chegar em um menor prazo de entrega, menor preço e maior prazo de pagamento. Quando o estoquista falha, todo o processo falha. Pois, se para um restaurante com grande poder de barganha com seus fornecedores de carnes bovinas, por exemplo, deixa de solicitar o pedido da semana, compras também deixará de negociar com os melhores fornecedores da semana, ou seja, se, para suprir 15 dias de Alcatra Bovina, em um movimento normal, compramos o kg por R$ 18,00 com entrega em 72 horas. Se esquecemos de pedir esse produto, passamos a comprar por R$ 28,00 com entrega imediata. Ou seja, a empresa perde margem de lucro e o cliente o preço acessível
Planejar eventos, datas comemorativas, ações de marketing, poder de barganha. Esses são uns dos títulos usados para atrair bons fornecedores e até parceiros.
E Saiba qual é a real estratégia da empresa, compras deve se relacionar muito bem com vendas, marketing, controladoria, fiscal, financeiro e principalmente, os fornecedores.
Não tenhamos que tratá-los como escravos, mas respeitar como parceiros fundamentais para o negócio.
Essa é uma das funções da compras que faz do seu negócio altamente competitivo. Saber negociar com seus parceiros, tratar contratos, quebrar contratos também quando for necessário, ser atual e saber quais as tendências, modas e novos entrantes no mercado, ter o cuidado de tratar todos os forncedores como possíveis potencias mundiais de venda.
Deve-se acompanhar as necessidades e criatividade da área de venda e marketing, interagir com o financeiro para saber detalhes do fluxo de caixa e assim fechar novos prazos de pagamento.

Não ter vergonha de pedir e ouvir um NÃO... Afinal...


O NÃO É GARANTIDO O SIM É LUCRO!!!!!

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