LER EM NÚMEROS ... FALAR EM PALAVRAS

quinta-feira, março 04, 2010

Tributos

Qual a melhor forma de tributação para sua empresa em 2010?
É hora de começar a pensar em 2010! Não só nas metas pessoais, como também no futuro da sua empresa. O cheiro de um ano árduo que foi, e a expectativa de um ano promissor traz votos de renovação, promessas e novidades.
A +
A -
Tamanho do texto:
Por Magnus Brugnara , www.administradores.com.br

Compartilhar
Imprimir
Com início do ano, sempre paira a dúvida se o planejamento da empresa no ano anterior foi adequado ou se poderia ter feito algo diferente para melhores resultados da empresa. Mas o importante do fim do ano é a preparação para o ano que chega!

Em meio à complexidade do sistema tributário brasileiro atrelado à elevada carga tributária, é necessário que os empresários definam, desde agora, o melhor regime de recolhimento para 2010, tendo em vista que o prazo para a definição da forma de recolhimento, bem como os seus efeitos até o final do ano.

O planejamento tributário, realizado antes do fato gerador do tributo, é a ferramenta adequada para as empresas reduzirem sua carga tributária de maneira lícita, sem fraudar o fisco ou sonegar tributos.

Portanto, é importante realizar estudos da melhor forma de tributação, com simulações dos valores a recolher ao fisco, optando pela forma de tributação com base no lucro real, no lucro presumido ou pelo Simples Nacional, com o objetivo de obter a forma mais econômica de pagar o tributo. Não há qualquer exigência na lei que obrigue o contribuinte a pagar a forma mais rentável para os cofres públicos.

Outra interessante forma de planejamento são os institutos da recuperação fiscal, onde a empresa levanta possíveis créditos extemporâneos da própria empresa para o pagamento dos tributos vencidos ou vincendos. Muito comum também é negociação de precatórios e créditos tributários para quitação dos tributos.

Portanto, as empresas devem colocar na ponta do lápis, para optar pela melhor forma de tributação em 2010, simulando projeções de resultado para o ano seguinte e possível lucratividade, levando-se em conta as despesas e os custos sobre o faturamento anual, ajustados em expectativas realistas, além de analisar formas alternativas para pagamento de tributos.


Magnus Brugnara - Advogado especializado em Direito Empresarial, Sócio da Brugnara Advogados.

Publicado em http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/qual-a-melhor-forma-de-tributacao-para-sua-empresa-em-2010/30763/

Nenhum comentário: