LER EM NÚMEROS ... FALAR EM PALAVRAS

terça-feira, janeiro 05, 2010

Desgraça em Angra

Por que esperar pelo o que sabemos que vai acontecer, mas não nos movemos para agilizar o processo?
Desde que os dinossauros habitaram a Terra, todos sabem que muito calor faz-se chuva ao entardecer. Alias, chuvas não, TEMPORAIS. Tal ditado que diz, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Ok, Rocha não é gelo para furar, mas um dia ela molha, molha, molha e inunda de água, o que faz derreter precipícios gigantes como se fossem as cachoeiras do Iguaçu.
Se aquelas casas no meio da mata atlântica que habitava as rochas de Ilha Grande estavam lá há mais de 50 anos, ACREDITEM, as rochas, matos, terras, bichos e as chuvas habitam o planeta naquele exato lugar há MILHARES DE ANOS.
Temos pena, SIM, OBVIO. Mas a cada dia estamos sendo avisados do que pode acontecer caso nossos hábitos não mudem. E por falar em hábito, será que não foi por causa do comodismo que os que moravam há 50 anos no mesmo lugar, nada fizeram para aperfeiçoar as encostas de Angra?
Ou o famoso, em time que está ganhando não se mexe”?
Se mexe SIM! As oportunidades passam na mesma velocidade em que as folhas das arvores encontram o chão no fim da primavera.
Quando achamos que elas estão vivas, floridas e no alto, as flores estão adubando a terra ao redor do tronco da goiabeira.
Então, nesses 50 anos que duraram a queda da folha da goiabeira, o que foi feito? Apesar de imóvel, alguma coisa foi planejada para que, em uma catástrofe, pudéssemos agir com cautela, frieza e sem conseqüências mortais?
Se, e somente SE, em uma catástrofe natural o poder publico, assim como o poder de discernimento da população não tivemos capacidade de pensar em um plano B, ou uma alternativa, como vamos agir se realmente a usina nuclear de Angra voltar a funcionar?
Temos poder Ibélico para lutar pelos nossos campos? Estamos prontos estrategicamente, com frieza e poder de decisão para agir caso algum pequeno vazamento de Urânio aconteça?

O Planeta Terra está nos avisando, a cada dia mostra sua força, mas ainda somos cegos ou doutrinados a não ouvir coisas que não gostamos ou nos deixamos triste.
Afinal, sempre foi assim. E se um dia acontecer, não vou mais estar aqui!

Pobre pensamento de quem não tem vida a viver, ou sonhos que desejam cravar nas paredes de uma casa ecologicamente correta.

Nenhum comentário: